
O Brasil na imprensa italiana:
um estudo sobre o presidente Lula nos jornais la Repubblica e Corriere della Sera

Jamile Dalpiaz

Grupo de trabajo: Comunicación política

IX Congreso IBERCOM
Sevilla-Cádiz, 2006.

Esta pesquisa analisa títulos e textos publicados sobre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, 
nos jornais italianos -  la  Repubblica e  Corriere della Sera, de outubro de 2002, em ocasião da sua 
eleição, até maio de 2006, antes de iniciar o novo processo eleitoral. É um trabalho de reconstrução da 
sua  trajetória,  descrita  em quatro  períodos.  São  comparadas  as  duas  perspectivas,  analisando  a 
relação entre imprensa e política. O objetivo é relacionar o conceito de “transformação de visibilidade” 
com o governo  Lula,  a  fim de compreender  o  impacto  da mídia  na construção da imagem e das 
relações de poder.   

Palavras-chave: comunicação política, imprensa italiana, visibilidade

A oportunidade de acompanhar a eleição e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva através da 
mídia européia permitiu-me realizar algumas reflexões sobre a relação entre a imprensa e a política. 
Observar o Brasil na pauta italiana foi um estímulo a buscar compreender o papel que este país vem 
desempenhando no cenário internacional. O significativo espaço e a visibilidade dedicada ao governo 
brasileiro  através  da  figura  do  presidente  Lula,  por  meio  de  informações  elaboradas  por 
correspondentes enviados especialmente para tal  fim, demonstram mudanças no modo no qual  os 
europeus observam a política de um país latino-americano. Diante disso, vieram os questionamentos: 
seria  este  um sinal  de  que  o  mundo  globalizado  está  dando visibilidade  à  vida  política  brasileira 
incluindo o país  na sua lógica de mercado? Ou trata-se de um excessivo otimismo por  parte  dos 
observadores europeus diante das promessas de diminuição da desigualdade social?

Em janeiro de 2003, Lula tornou-se o primeiro presidente brasileiro proveniente da classe dos 
trabalhadores, prometendo fortes mudanças sociais. Um dos seus principais programas de governo foi 
o chamado Fome Zero, através do qual estabelecia que, ao término de seu mandato, em 2006, teria 
assegurado a todos os brasileiros, pelo menos, três refeições por dia. Passados poucos meses de 
gestão,  o  referido  projeto  não  deslanchou,  ainda  que  os  indicadores  econômicos  tenham, 
imediatamente  após  a  eleição,  se  estabilizado  gradualmente.  Mas  isso  foi  possível,  não  somente 
porque  Lula manteve  as  promessas  de  realizar  um  governo  moderado,  mas  também  porque 
surpreendeu o  país  adotando um percurso  mais  conservador  do  que  o  seu antecessor,  Fernando 
Henrique Cardoso.

Observando às reportagens publicadas sobre o início do governo  Lula nos principais jornais 
diários da Itália  la Repubblica  e Corriere della Sera1 verificou-se que o cenário externo, neste caso o 
italiano, descrevia a política brasileira de uma perspectiva otimista. Fenômeno este compartilhado pela 
mídia  européia  de  modo  geral,  pois  os  principais  jornais  europeus,  até  bem pouco  tempo  atrás, 
apresentavam o presidente Lula quase como um “pop star”. Os títulos publicados em diferentes diários 
demonstram esta característica:  Brazil’s new leader shelves warplanes to feed hungry (The Guardian, 
03/01/2003); Lula begins campaign to champion the poor (The Times, 13/01/2003); Lula da Silva asume 
la presidencia de Brasil y promete luchar contra el hambre en el país (El Mundo, 01/01/2003);  Lula 
apuesta por un nuevo modelo economico para combatir con eficacia el hambre y la probreza (El Pais, 
26/01/2003); Le ‘premier’ president d’origine populaire, un modelo pour la gauche latino-americaine (Le 

 Jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil) e bolsista do 
programa CoMundus (European Master of Arts in Media, Communitation and Cultural Studies) nas Universidades de Florença, na Itália, e  
Roskilde, na Dinamarca.
1 A escolha dos jornais - la Repubblica e Corriere della Sera - para análise deve-se a este questionamento e, também, por serem os dois 
diários de maior tiragem da Itália (respectivamente 659.957 e 686.259 cópias). Estes apresentam linhas editoriais diferentes. O primeiro, 
fundado em 1976, é voltado para um público de centro-esquerda, elabora pautas enfatizando mais questões sociais do que econômicas. O 
segundo, fundado em 1876, direciona-se a políticas de centro, ou seja, de cunho mais econômico, de mercado.



Figaro, 31/12/2002);  Au Brésil, le nouveau style de la ‘Republique da Silva’ (Le Monde, 31/12/2002). 
Estes  jornais  ilustraram  também  a  participação  de  milhares  de  pessoas  em  fóruns  sociais,  em 
conferências e visitas oficiais de Lula ao Velho Mundo, manifestando consenso ao presidente brasileiro 
por figurar como protagonista da antiglobalização. É oportuno ressaltar, neste sentido, que o Brasil vem 
recebendo espaço com matérias especiais na mídia européia em qualidade e quantidade2 significativas, 
na maioria das vezes produzidas por correspondentes e não simplesmente por agências de notícias3. O 
jornal  Corriere della Sera, registrou no seu banco de dados 312 matérias publicadas sobre Lula  e/ou 
seu governo, de 1o de outubro de 2002 a 31 de maio de 2006. Já o periódico la Repubbica, 154 textos 
em igual período.

Os  estudos  de  comunicação  demonstram  que,  desde  os  anos  90,  a  relação  entre  a 
comunicação e a política tem se transformado. Argumentam não ser mais possível observar os meios 
de comunicação como mera técnica, com textos prontos a convencer os eleitores da bondade da oferta 
política. A comunicação representa, nos dias de hoje, um “lugar” de definição de um modo diferente de 
se  fazer  política,  que  considera  o  cidadão  das  sociedades  contemporâneas  mais  exigente  em 
comparação  àqueles do passado; pois solicitam constantemente provas concretas sobre a confiança 
dos interlocutores políticos (Sorrentino, 2001; Rubim, 2000).

A presente pesquisa versa sobre este tema e busca identificar elementos que possam servir de 
ponto de partida para uma análise mais aprofundada sobre o "porquê" da imprensa européia, neste 
caso a italiana, dedicar espaço e visibilidade à política de um país latino-americano. Ao descrever e 
analisar  os  títulos  e  alguns  textos  mais  expressivos  publicados  sobre  o  governo  Lula nos  diários 
italianos Corriere della Sera e la Repubblica, de outubro de 2002 a maio de 2006, este artigo limitou-se 
a contextualizar os quatro períodos identificados em ambos jornais, ainda que apresentem propostas 
editoriais diferentes. A primeira fase contempla a eleição e a posse do novo governo, que apresenta 
uma  visão  otimista.  A  segunda  abrange  os  anos  intermediários  de  2003  a  2005,  momento  de 
questionamentos sobre as ações sociais e economia. Uma terceira revela a  crise política.  A quarta e 
última representa a “incógnita” do processo eleitoral.  

Para contextualizar a cobertura destes diários, através dos títulos publicados sobre o presidente 
Lula, foi necessário perseguir as seguintes perguntas: como o governo brasileiro é identificado? qual o 
enfoque mais abordado: as ações de políticas sociais ou econômicas? 

No Brasil verificou-se uma situação paradoxal. Embora a crise política, instaurada em junho de 
2005 por denúncias de corrupção que envolvem a equipe de governo, tenha abalado a imagem de Lula, 
o presidente brasileiro mantinha um expressivo índice de aprovação, ainda que este tenha diminuído se 
relacionado ao registrado no início do governo. Os números da pesquisa CNT/Sensus revelam que, em 
janeiro de 2003, 87,6% aprovavam o desempenho do presidente e somente 6,8% desaprovavam. A 
mesma pesquisa  aplicada  no início  de setembro de  2005 aponta 50% de  aprovação  e  39,4% de 
desaprovação4. Significa dizer que os brasileiros continuam esperançosos por mudanças e apostando 
no governo de um membro da classe pobre do país.

 Para vencer as eleições de 2002, o Partido dos Trabalhadores (PT) construiu e redefiniu a 
imagem de Lula, principalmente, naquilo que se referia ao modo de se apresentar diante os meios de 
comunicação. Auxiliado por uma forte campanha de marketing político, a qual preservou elementos de 
sua identidade, ou seja, de um representante da pobreza, Lula reforçou a sua imagem como perfeito 
porta-voz da classe menos favorecida brasileira5. De fato, a primeira ação do PT foi aquela de trabalhar 
sobre  a  identidade  brasileira,  pois  os  integrantes  do  partido  compreenderam  a  necessidade  de 
mudanças depois de três tentativas de eleição enfrentadas por  Lula e seguidas por derrotas. Neste 

2 Os arquivos on-line de alguns jornais europeus registram o número de textos publicados sobre o presidente Lula de outubro de 2002 a 
maio de 2006: Le Monde (500); Le Figaro (530), El Mundo (482), The Guardian (249) e The Times (76).    
3 O artigo de Berger e Motta (2003a) sobre as eleições brasileiras nos jornais espanhóis não somente comprova este fato, como também 
evidencia a ênfase na imagem de Lula. Os autores concluem que o fenômeno deveria ser analisado com mais profundidade, pois o estudo 
mostra que a imprensa espanhola deu mais visibilidade as eleições brasileiras do que as turcas, alemãs e francesas desenvolvidas no 
mesmo  período  e  mais  próximas  geograficamente.  Os  jornais  espanhóis  mostraram  varias  fontes:  mercado,  investidores  e  políticos 
tradicionais.
4 Conforme pesquisa CNT/Sensus publicada na revista Veja, 21 de setembro 2005, p.51.
5 Sobre este aspecto é interessante ver também outro artigo de BERGER, Christa & MOTTA, Luiz Gonzaga (2003b): Narrativa jornalística: a  
história de Lula contada pelos jornais espanhóis. In: Revista Famecos. Mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: PUCRS, n.21, agosto, pp. 
90-109.

2



sentido, é interessante ressaltar que a comunicação política aponta que o emissor, antes de comunicar 
aos outros suas mensagens e intenções, deve conhecer bem a sua própria identidade - quem é e quais 
valores  inspiram as  suas  ações  -,  definindo,  assim,  os  seus  objetivos  e  indicando  como pretende 
alcançá-los (Sorrentino, op.cit., p.13). Para a eleição de Lula o PT contratou o renomado publicitário, 
Duda Mendonça, que recriou a imagem do candidato redefinindo os aspectos mais radicais e o modo 
de  se  apresentar  na  mídia.  Como  resultado,  Lula obteve  uma  imagem  positiva  e  visibilidade, 
conquistando maior número de eleitores. Estes elementos nos induzem a pensar que a imprensa é, 
também, um agente ativo  na criação de significados.  Através da produção de notícias,  estabelece 
competências e transforma-se em agente ativo do jogo político. 

Sobre este aspecto, Thompson (1998) ajuda a compreender o significado da visibilidade de 
Lula na imprensa italiana. O autor propõe, neste sentido, que se deveria colocar a reinvenção da esfera 
pública em um ambiente simbólico que, de um lado, caracteriza-se por uma grande concentração de 
recursos e, de outro, se estende além das fronteiras dos Estados-nação. 

Destaca  Thompson (p.14)  que  o  desenvolvimento  dos  meios  de  comunicação  não  apenas 
tornou visível o poder de modo diferente, mas também, o fez mais forte, isto é, a visibilidade hoje 
disponibilizada pela mídia é efetivamente global. A globalização da comunicação se vinculou a outros 
processos de desenvolvimento constitutivos das sociedades modernas e, por isso, se deve considerar 
os  contextos  particulares  internos  nos  quais  os  produtos  da  mídia  globalizada  são  recebidos  e 
interpretados.

Portanto,  esta  pesquisa sobre o governo brasileiro  nos principais  jornais  diários da Itália  é 
desenvolvida também partindo de algumas referências inspiradas na perspectiva de Thompson que se 
ocupa da interpretação contextualizada das formas simbólicas,  neste  caso,  a  cobertura  jornalística 
através dos títulos publicados no referido período.

Carnaval e samba, violência e tráfico de seres humanos, futebol, Amazônia e favelas foram e 
continuam sendo pautas sobre o Brasil na mídia italiana. No entanto  Lula, sem dúvida, colocou em 
evidência uma outra perspectiva, aquela de unir o mundo pobre ao rico, passando por interlocutor. 

Esta pesquisa descreve a seguir a trajetória de Lula neste período limitando-se a contextualizar, 
por  meio  dos  títulos  publicados,  a  história  contada  pelos  principais  cotidianos  italianos.  A análise 
qualitativa está situada a partir da categoria “transformação da visibilidade” descrita por Thompson ao 
buscar compreender o impacto da mídia sobre a natureza da publicidade e as relações entre poder e 
visibilidade. Este autor considera que, antes dos meios de comunicação, os eventos públicos eram 
espetáculos para poucos indivíduos que podiam estar presentes assistindo. Todavia, o desenvolvimento 
da  mídia  criou  formas  de  publicidade  diferentes  daquela  tradicional  baseada  na  co-presença.  A 
característica fundamental destas novas formas é que, conforme aponta (p.177), a notoriedade dos 
indivíduos,  das  ações  e  dos  eventos  não  está  mais  limitada  à  partilha  de  um  lugar  comum.  Os 
detentores do poder político ocupam-se agora também da sua auto-representação diante de um público 
não fisicamente presente e sempre maior. Eles passaram a desfrutar dos meios de comunicação não 
apenas para divulgar seus decretos, mas também como instrumento para construir uma imagem de si 
que pudesse ser transmitida para longe.

Por último, a interpretação dos títulos busca identificar os pontos de fragilidade da visibilidade 
mediada, identificando também, de acordo com os casos propostos pelo autor, os limites de controle, 
tais como, as gafes, os escândalos e os excessos6.

A história contada por la Repubblica

A ênfase no triunfo da esquerda brasileira

O jornal la Repubblica publicou, de outubro de 2002 a agosto de 2003, 29 matérias específicas 
sobre Lula, sendo que 22 destas concentram-se no período de outubro a janeiro, abordando as eleições 
e a posse do novo governo. Em sua maioria, os textos publicados compõem páginas inteiras ou meias-

6 A definição do autor para estas categorias encontra-se no quarto capítulo:  La transformazione della visibilità, da página 197 a 209.  In: 
THOMPSON, John B. (1998) Mezzi di comunicazione e modernità. Una teoria sociale dei media. Bologna: Il Mulino.

3



páginas destacando o triunfo do novo líder de esquerda latino-americano, com fotos mostrando  Lula 
festejando e saudando o povo, beijando a bandeira brasileira, sorrindo, enfim, imagens centradas na 
pessoa dele mostrando momentos alegres. 

Antes  mesmo da  vitória,  o  jornal  já  trazia  em 1o de  outubro  em meia-página  o  destaque: 
“Brasile,  la  sinistra  di  Lula  vola  verso  la  presidenza”,  incluindo  uma entrevista  exclusiva  que  Lula 
concedeu  a  jornalistas  estrangeiros  sobre  a  economia  do  país  e  as  expectativas  dos  mercados 
financeiros frente a sua anunciada vitória.  Logo após,  no dia 5,  a  chamada de capa antecipava a 
vitória:“Stravince Lula è il presidente del Brasile”.  O texto de capa inicia afirmando que o “vermelho”, 
numa alusão à esquerda, batia um recorde e, mais do que isso,  Lula seria o primeiro operário a se 
sentar na cadeira dourada que até então havia hospedado somente a burguesia, remetendo, inclusive, 
ao imperador Dom Pedro II. Já a reportagem especial, no interior do jornal, revela que no Brasil  “La 
stella di Lula convince industriali e senza terra”, trazendo a última pesquisa de opinião, contrapondo 
Lula,  candidato da esquerda, a José Serra, candidato do governo. No entanto, verifica-se que todo 
material  produzido  centra-se  na  figura  de  Lula,  identificando-o  como  representante  de  “un  nuovo 
Brasile”.  O  texto,  vale  ressaltar,  discute  também  o  posicionamento  dos  Estados  Unidos  frente  à 
economia mundial e o seu reflexo direto nos países emergentes. E, sobre este enfoque, aponta ainda o 
Brasil de Lula como, citando depoimento de Alain Touraine, “guia de um grande movimento mundial de 
negação  da  hegemonia  norte-americana,  aceita  por  grande  parte  do  planeta”.  O  repórter  Guido 
Rampoldi conclui com a crítica de que este “presságio parece não ter nada em comum com a ânsia dos 
líderes e idéias fortes de uma esquerda ocidental que espera do exterior a nova direção, por não saber 
onde encontrar a sua própria”.  Ou seja, as esquerdas na Europa alimentam o consenso em novos 
líderes, como Lula, para buscar uma direção que eles mesmos desconhecem.  

Já  a  matéria  de  página“Il  Brasile  sarà  forte  e  solidale,  con  gli  USA un  rapporto  alla  pari” 
publicada em 06/10/2002, enfoca Lula como presidente praticamente eleito, trazendo curiosidades, tais 
como, a utilização das urnas eletrônicas, o voto aos 16 anos e dos índios da Amazônia, tabelas com 
estatísticas sobre desigualdade social, população, características do modo de governo presidencialista, 
sendo este material produzido por um correspondente no local.

Esta fase contempla outros exemplos de títulos de matérias publicadas em páginas inteiras: 
“Brasile, la vitória di Lula” (7/10/2002);  “Lula parla da presidente” (8/10/2002);  “Il Brasile che non ama 
l’America oggi punta tutto su Lula presidente” (27/10/2002);  “Lula conquista il  Brasile” (28/10/2002); 
“Lula rassicura i mercati il Brasile ce la farà’” (29/10/2002); por fim, textos ainda mais amplos como por 
exemplo aquele publicado sobre a posse -  “Brasile,  il  giuramento di  Lula:  cambierò questo paese” 
(2/01/2003) – que aborda o plano de governo, a nomeação de ministros e a presença de Fidel Castro e 
Hugo Chavez na cerimônia em Brasília. A matéria identifica,  também, projetos importantes como o 
Fome Zero e as reformas inevitáveis que o novo presidente terá que enfrentar: a agrária e a fiscal. 

O período se encerra com a publicação “Lula riforma le pensioni in Brasile l’incantesimo resiste” 
(7/08/2003), página inteira escrita por um correspondente do jornal, o qual faz um balanço do primeiro 
semestre destacando que embora “l’economia brasiliana è in ginocchio, ma il miracolo Lula continua”, 
isto é, demonstra que apesar de três entre quatro brasileiros continuarem acreditando no presidente, os 
índices  econômicos  não  são  tão  otimistas.  O  repórter,  que  consultou  várias  fontes,  entre  elas, 
banqueiros e líderes dos movimentos sociais, afirma ter chegado a “hora da verdade” e que Lula teria 
poucos meses pela frente para não demonstrar “ter perdido uma oportunidade”.  Observa-se,  deste 
modo, o início de uma nova fase,  a de questionamentos, pois aquela do  “risco Lula”  já havia sido 
superada com o controle da economia e a adoção de uma política austera. O jornal anunciava que Lula 
chegava  ao  segundo  momento  do  seu  governo,  ou  seja,  a  “fase  do  desenvolvimento”  e,  conclui, 
novamente remetendo ao exemplo Europeu, identificando como ponto desfavorável, a coalizão entre 
partidos de centro e esquerda.

Os questionamentos e gafes que ganharam visibilidade

Nesta segunda fase, de setembro de 2003 a maio de 2005, verificou-se 16 matérias publicadas 
sobre Lula e o seu governo. Entretanto, constatou-se que, além daquelas publicadas sobre as ações do 
governo, estiveram na pauta do jornal questões como a dos fazendeiros no norte do país e o trabalho 
escravo,  a devastação da Amazônia e, principalmente,  a participação de  Lula nos fóruns sociais e 
econômicos ampliando para 62 o número de textos publicados, que citam o presidente brasileiro de 

4



algum modo. Limitamos esta análise, portanto, aos títulos mais expressivos sobre Lula e seu governo 
devido à delimitação desta pesquisa.

O jornal la Repubblica noticiou o caso do jornalista norte-americano que publicou um artigo no 
New York  Times sustentando que o presidente  Lula bebia  muito.  Com o título  “Lula  beve troppo, 
giornalista espulso” (13/05/2004), o diário passou a dar visibilidade as gafes cometidas por Lula diante 
das acusações de que o presidente brasileiro seria um “escravo do álcool”. 

O fato não somente ganhou as páginas do jornal,  como também serviu de “gancho” para o 
correspondente,  Maurizio  Ricci,  aprofundar o  debate sobre a imagem do presidente.  E,  assim,  em 
20/6/2004, o diário publicou a chamada de capa: “Fra gaffes e programmi elettorali  non mantenuti,  
l’immagine del presidente brilla sempre di meno”. O texto nas páginas internas destaca que“l’economia 
è tornata a perdere colpi e a ottobre il paese voterà per le amministrative un referendum sul governo.  
L’uomo che in campagna elettorale annunciò il miracolo della crescita ora deve chiedere pazienza ai  
suoi elettori”. Identificando diversos programas de governo e ações prometidas em campanha que não 
saíram do papel, com um texto nada positivo, o repórter apontou que Lula estava perdendo força por 
não ter conseguido atingir as metas e fazer deslanchar os programas sociais tal como o título resume: 
“Lula, le speranze tradite si incrina il sogno Brasiliano”. 

A visibilidade favorável ao presidente brasileiro obtida no primeiro período não é uma constante 
na  cobertura  jornalística  nesta  segunda fase,  como  comprova  outra  reportagem intitulada  “Vittoria 
amara  per  Lula,  alle  amministrative  perde  i  ‘feudi’ di  San  Paolo  e  Porto  Alegre” (2/11/2004),  que 
destacou  como negativa  a  perda  de  dois  centros  petistas  importantes  nas  eleições  municipais.  A 
mesma fragilidade é destacada em outra publicação:  “Brasile, dopo un 2004 in rialzo le aspettative  
rimangono favorevoli” (14/02/2005). Este período se conclui em abril  de 2005 com a publicação de 
outras pautas, tais como a possibilidade do Vaticano eleger um Papa brasileiro e a criminalidade para 
com os índios. 

Vale  lembrar  que  neste  período  predomina  ainda  o  enfoque  na  figura  e  identidade  do 
presidente, mas difere ao apresentar os títulos e textos não mais a partir de uma expectativa otimista – 
“sonhos, milagres, brilho” -, mas de questionamentos sobre os programas sociais propostos e os rumos 
da economia. 

O escândalo dos votos comprados

A terceira fase se inicia em 14/06/2005 com a publicação de uma matéria sobre a compra de 
votos no governo brasileiro e traz a palavra “escândalo” já no título: “Lula, lo scandalo dei voti comprati”. 
De junho a agosto de 2005, são 18 títulos publicados que fazem referência a Lula e/ou Brasil, sendo 
que sete tratam das denúncias e os casos de corrupção envolvendo a equipe de governo. 

Em 7/07/2005, a publicação do texto intitulado “Brasile, Lula per superare la crise costretto al 
rimpiastro di governo” inicia com a pergunta, demonstrando um sentimento de traição até mesmo por 
parte do jornal: “quem poderia imaginar que o ex-operário metalúrgico eleito com o mais alto consenso 
jamais  obtido por  um candidato  a  presidência  do  Brasil  estaria  arriscando de  deixar  o  palácio  do 
Planalto  por  envolvimento  em escândalo  de  corrupção  política?”  A matéria  segue  descrevendo as 
primeiras ações de Lula frente às denúncias de corrupção envolvendo dirigentes do PT e integrantes do 
governo,  tais  como o  então  Ministro  da  Casa  Civil,  José  Dirceu.  Observa-se  uma lacuna  entre  o 
presidente e o partido no sentido em que o autor destaca que Lula “escolheu a linha dura” prometendo 
punir os culpados independentemente de partido. No entanto, revela o mesmo texto que “tudo seria 
admissível para os homens de Lula, até mesmo a adoção de uma política monetária de direita”, mas “a 
corrupção não”, remontando brevemente a trajetória do partido. Nota-se, portanto, a imagem de  Lula 
frágil, mas nem tanto abalada. 

Cinco dias depois, o jornal traz além de ampla matéria em página interna, a seguinte chamada 
de capa: “Per le accuse di corruzione - Brasile, Lula in lacrime chiede scusa in televisione” (13/08/2005). 
Ao descrever o discurso do presidente em cadeia nacional, no qual, em lágrimas, pediu desculpas aos 
eleitores, o diário retoma as acusações, as denúncias e as descobertas das investigações apontando 
ser impossível que o presidente desconhecesse as ações de corrupção desenvolvidas pelo seu partido 
e homens de confiança. O texto cita inclusive a confirmação, por parte do publicitário Duda Mendonça, 

5



de depósitos  efetuados em paraísos  fiscais  pelo  partido em seu  benefício.  Enfim,  esta  publicação 
rompe com a confiança e a idéia de que o presidente foi ingênuo. Ao comparar Lula e seu partido ao ex-
presidente Fernando Collor de Mello, destaca o risco de um possível processo de impeachment. Fato 
retomado em 19/08/2005 com o título Brasile, la solitudine di Lula sfida disperata per la rielezione, ao 
ressaltar que, após o escândalo de corrupção compra/venda de parlamentares, a oposição renuncia ao 
impeachment para se concentrar na campanha eleitoral de 2006.

A presente fase se conclui  em 25/8/2005, última matéria publicada no mês de agosto que 
delimita esta pesquisa, sob o título“Lula sempre in crisi,  se si  votasse oggi perderebbe le elezoni”. 
Identifica-se no texto elementos de parcialidade por parte do jornal em favor de Lula, por exemplo, ao 
apresentar a pesquisa IBOPE para presidência do Brasil, o autor da matéria enfatiza duas “notícias”. A 
positiva, referindo-se ao fato de que Lula teria mais chances de vencer as eleições no próximo ano caso 
José Serra não for seu principal concorrente; e a negativa, que em pouco menos de dois meses a 
popularidade de  Lula havia caído de 52 para 43 devido às denúncias de corrupção. Verificando-se 
assim, uma atitude parcial do jornal em benefício da figura de Lula. 

Fragilidade discursiva e a dúvida sobre o futuro

As observações da fase mais recente, isto é, entre setembro de 2005 e maio de 2006, revelam, 
além de uma variedade de assuntos relativos ao Brasil, pelo menos, onze artigos publicados no jornal 
la Repubblica sobre as medidas tomadas pelo presidente brasileiro. Poucos meses após a crise, e 
ainda sob acusações, em 17/10/2005, o texto intitulado “E Lula rassicura la sinistra, è difficile, ma posso 
farcela", demonstra a fragilidade da sua imagem. Em visita a Roma, Lula se encontrou com líderes da 
esquerda italiana e fez uma série de declarações, reportadas pelo jornal, num artigo centrado na sua 
figura. É interessante observar que o próprio texto recorda tanto as esperanças do início do governo 
quanto as dificuldades reveladas pela após a crise, mas salienta que a Itália o recebe com festa:

<“Il peggio è passato”, Lula arriva in Italia e ostenta ottimismo. Coinvolto in una serie di scandali per 
corruzione e finanziamenti illeciti, il presidente brasiliano, non è più quel “faro illuminante” della sinistra a  
cui  a  tanti,  anche  in  Italia,  guardavano  tre  anni  fa  quando  un  plebiscito  alla  guida  del  gigante 
sudamericano. L’ex tornitore, sindacalista per una vita, fustigatore delle malefatte del regime militare, 
ora si trova sotto accusa. La sua famiglia, i suoi collaboratori e il Pt, il  partito dei lavoratori, sono al 
centro di inchieste per fondi neri e corruzione. Lula non nasconde le difficoltà (“abbiamo avuto gravi  
problemi”) ma guarda già il futuro. “C’è ancora un anno di tempo per recuperare” dice pensando alle  
elezione dell’ottobre 2006. Il presidente operaio, che riuscì nel miracolo di unire i sogni della sinistra più  
radicale e le esigenze di quelle più moderate è stato accolto in Italia da una grande festa>.  

Mesmo  assim,  esta  fase  se  desenvolve  com  contradições  quanto  ao  posicionamento  do 
periódico. Por exemplo, como demonstram os títulos, “Imprenditori, venite in Brasile” (18/10/2005); “Lula 
abbraccia il ‘socio’ Bush, ‘Siamo uniti nei valori e negli affari” (7/11/2005); isto é, as reportagens indicam 
não mais uma aproximação aos objetivos sociais, mas econômicos. O presidente norte-americano não 
é mais apresentado como inimigo, mas companheiro. Um outro exemplo a ser sublinhado é o título 
publicado em 17/11/2005 “Lula vuole portare a termine la riforma agraria e creare un nucleo speciale  
per  la  protezione  dell’Amazzonia”  e,  três  meses  depois,  em  18/02/2006,  afirma:  “Lula  uccide 
l’Amazzonia l’atto d’accusa del leader indio”, quando aprova a lei que viabiliza concessões de florestas 
à empresas privadas. 

O período se encerra em 15/05/2006 com o texto:  “Brasile: carceri in rivolta, 50 morti; Lula: 
Colpa  dei  socialdemocratici”,  através  do  qual  percebe-se  que  o  presidente  está  já  em campanha 
eleitoral.  La Reppublica,  como se  pode  observar,  dá  visibilidade as  declarações  de  Lula sobre  as 
causas da rebelião em São Paulo. O presidente responsabiliza o governo do estado de São Paulo 
(governado nos últimos 20 anos pelo PSDB, o principal partido de oposição) por tudo aquilo que estava 
acontecendo, como se o problema da violência no país não fosse generalizado.   

O presente artigo passa a analisar, em seguida, o jornal Corriere della Sera, com o objetivo de 
estabelecer uma comparação entre as linhas editoriais enriquecendo, assim, esta pesquisa.

6



A versão do Corriere della Sera

A ênfase na realidade brasileira

Nem tanto “otimista”, nem tanto “desconfiada”, talvez “ponderada” seria a melhor definição para 
a  cobertura  do  Corriere  della  Sera da  eleição  do  novo  governo  brasileiro  em 2002.   Este  jornal 
apresenta características diferentes de la Repubblica, embora reúna também um número expressivo de 
publicações no período. Somente nesta primeira fase, de outubro de 2002 a agosto de 2003, foram 54 
matérias publicadas, sendo que 41 destas no período eleitoral e de posse do governo Lula. 

Antecipando as eleições,  o diário italiano publicou  “Brasile,  la  sinistra di  Lula vola verso la 
presidenza; Basta lacrime e carnevale, con me il Brasile diventerà forte” (01/10/2002);  “Effetto Brasile 
mercati in ansia” (04/10/2002); entre outros títulos, tais como: “Il dolce Brasile sogna la tolleranza zero” 
(05/10/2002) cujo texto discorre sobre o poder do narcotráfico e a preparação das forças policiais para 
manter  a  ordem durante  as  eleições  de  primeiro  turno;  “Brasile  al  voto,  Lula  prepara  la  squadra” 
(06/10/2002) destaca  Lula praticamente eleito e os mercados financeiros entregues ao sucesso da 
esquerda.  Estes  exemplos  demonstram que,  de  modo geral,  embora  a  cobertura  jornalística  seja, 
também,  centrada  na  figura  de  Lula, os  destaques  privilegiados  são  relacionados  à  economia,  à 
identificação do candidato com a esquerda, a elementos da identidade brasileira e à segurança pública. 

No dia seguinte, em 07/10/2002, são publicadas duas páginas sobre as eleições no Brasil. As 
pautas das matérias descrevem a votação conforme o cotidiano do Rio de Janeiro, trazem entrevistas 
com o arquiteto Oscar Niemeyer,  moradores das favelas e freqüentadores das praias cariocas. Em 
nenhum momento  relata  projetos  de  governo  de  qualquer  candidato,  embora relacione  sempre  os 
principais, além de Lula, José Serra, Anthony Garotinho e Ciro Gomes. 

“L’ex  ‘barbudo’ che ha imparato  a  sorridere in  TV (07/10/2002) ilustra  esta  característica  e 
diverge do que foi descrito anteriormente e publicado, em igual período, no outro diário italiano.  O 
Corriere della Sera, por seu turno, aponta uma perspectiva otimista centrada na realidade brasileira, ou 
seja,  na  esperança  do  povo  por  mudanças  e  não  por  “milagres”.  Ao  abordar  Lula  como “quase” 
presidente, a referida matéria descreve sua trajetória, bem como a do PT, destacando também os dois 
pontos de vista da população. Identifica, de um lado, aqueles que não o amam, embora o enxerguem 
como um homem honesto, exaltam que o fato de Lula não ter trabalhado um só dia em sua vida, o torna 
incapaz de governar o país. De outro lado, aponta aqueles que votam nele por acreditarem ser o único 
político capaz de escutar os dramas nacionais porque os conhece. O texto identifica, inclusive, Duda 
Mendonça como o “gênio” do marketing, que refez a imagem de  Lula para lidar com a mídia. Esta 
página apresenta outro texto de apoio redigido pela redação de Roma (e não mais pelo correspondente 
Rocco Crotoneo, do Rio de Janeiro, que produz a maioria dos textos). “La sinistra tutta con lui,  da 
Veltroni all’amico Sergio” apresenta diversas fontes da esquerda italiana que demonstram consenso na 
aproximação  de  Lula ao  reformismo  da  mesma  na  Europa.  Vale  lembrar  que  a  cobertura  traz 
freqüentemente cartolas (Brasile alle urne/La sfida di Lula), pesquisas de opinião, fotos dos candidatos, 
gráficos e dados estatísticos sobre o país, bem como comparações do tipo:“Due mondi vicini e separati  
/ Ipanema: la spiaggia si diverte / Rocinha: nella favela, occasione per un pasto”.  

Em  08/10/2002,  outra  característica  interessante,  o  jornal,  embora  reconheça  Lula como 
candidato praticamente eleito para o segundo turno, publica duas meias-páginas sobre o resultado das 
eleições de primeiro turno dando igual espaço a Lula e ao candidato Anthony Garotinho. Com o título 
“Brasile, l’irresistibile ascesa degli  evangelici” coloca em pauta a crescente perda de fiéis da Igreja 
Católica para protestantes e evangélicos. Somente na outra meia-página que o texto “Brasile, per Lula 
‘cominciano i supplementari’ trata do resultado das urnas apontando Lula como favorito, porém publica 
outros dois secundários: “Il secondo posto di José Serra politico serio ma senza carisma” e, um box, 
para o candidato Enéas Carneiro “Un milione di voti al medico matto”. 

Lula passa a centralizar a cobertura com a proximidade do segundo turno. Em 26/10/2002, o 
jornal anuncia que  “Lula non spaventa più il Brasile” e que apesar das pesquisas apontarem para a 
vitória,  os  índices  econômicos  se  estabilizaram.  “Il  mio  Brasile  rialzerà  la  testa” (27/10/2002)  é  a 
manchete da eleição da edição que publica uma entrevista com Lula e destaca somente questões como 
o  controle  da  economia,  a  relação  com  o  Fundo  Monetário  Internacional  (FMI)  e  a  geração  de 
produtividade e riquezas. Nada de projetos ou programas sociais na matéria de página que anuncia a 

7



vitória de Lula, mas análises para o futuro da economia e a fragilidade dos mercados diante a transição: 
“Lula  trionfa,  è  il  nuovo  presidente  del  Brasile”  (28/10/2002)  destaca  “números”  –  votos,  eleitores, 
habitantes, renda per capita, etc. A cobertura traz ainda duas entrevistas ponto-a-ponto, uma com o 
empresário Giorgio della Seta, presidente da Pirelli,  em São Paulo, e a outra com o escritor Paulo 
Coelho, ambos demonstram otimismo no novo governo. No dia seguinte, 29/10/2002, sob o título “Lula: 
eliminarò la fame dal Brasile” em meia-página o correspondente Rocco Crotoneo, pela primeira vez, ao 
relatar o discurso de Lula como presidente, faz referência aos programas sociais, abrindo o texto com a 
seguinte declaração: “prima colazione, pranzo e cena. Per tutti. Questo è il mio sogno. Se alla fine del  
mio mandato, ogni brasiliano riuscirà a mangiare tre volte al giorno, io avrò realizzato l’obbiettivo della  
mia vita”. 

O jornal volta a dar destaque ao presidente brasileiro em janeiro de 2003, por ocasião dos 
fóruns Social Mundial e Econômico, quando ele assume, através das coberturas dos eventos, o papel 
de porta-voz dos menos favorecidos, conforme os títulos verificados:  “Dirò ai potenti: il mondo si può 
cambiare” (25/01/2003) e ainda “Lula chiede ai ‘potenti’ un patto contro la fame” (27/01/2003). 

Esta fase se conclui quando, efetivamente, o diário dá início aos questionamentos ao governo 
publicando já em 21/02/2003  “Brasiliani dellusi  da Lula? La crise e i  venti di  guerra frenano il  neo-
presidente”. E, também, ao retomar em 03/8/2005, “Senza Terra e recessione assediano Lula”. Nesta 
primeira fase é importante destacar que o Corriere della Sera, ainda que otimista diante da vitória do 
novo governo, enfatizou mais a necessidade de manter a estabilidade da economia brasileira do que as 
promessas de mudanças sociais propostas por Lula.

  

Visibilidade em acusações

Neste  período  intermediário  ao  da  crise,  de  setembro  de  2003  a  maio  de  2005,  os 
questionamentos são ainda mais evidentes na cobertura realizada pelo Corriere della Sera. Os arquivos 
identificam 34 matérias sobre o Brasil em geral, sendo 13 específicas sobre o presidente e o governo, 
com exceção de um universo maior de pautas sobre cultura, esporte e a própria América Latina, que 
ampliam para mais 69 o número de textos que, de algum modo, citam o nome de Lula.  

“Lula è un neoliberal” publica o jornal em 03/9/2003;  “Sinistra italiana: è già finito l’amore per 
Lula?” anuncia  em  10/9/2003;  “Il  nuovo  corso  di  Lula  vira  al  centro” (25/1/2004);  estes  textos 
questionam e fazem um balanço do primeiro ano de governo. Neste último, vale destacar que o repórter 
descreve a reforma ministerial identificando a entrada de membros de partidos moderados de centro, 
como o PMDB, antigo rival do PT, e a saída de companheiros de Lula do governo. Além disso, relembra 
a promessa não cumprida, de que após um ano de gestão com sacrifícios e políticas rígidas para a 
economia, se chegaria ao social com a efetivação do programa Fome Zero.

O  Corriere della Sera, igualmente ao  la Repubblica, dá visibilidade à gafe ocasionada pela 
expulsão  do  jornalista  norte-americano  ao  referir-se  a  Lula como  um  alcoólatra,  publicando  duas 
matérias sobre o assunto:  “Lula infiurato con il  New York Times” (11/5/2004) e  “Lula beve, reporter 
espulso” (13/5/2004). 

Em novembro, o diário destaca também a perda do PT em capitais importantes nas eleições 
municipais em matéria intitulada  “Lula perde San Paolo e le città ‘borghesi’ del Brasile” (02/11/2004). 
Esta fase se encerra com destaques negativos sobre o presidente: “Lula scopre che la fame non è una 
priorità.  Quattro  brasiliani  su  dieci  oggi  sono  grassi” (20/12/2004);  “Con  Lula  il  Brasile  cavalca  le  
illusione” (30/12/2004); durante o Fórum Social “Porto Alegre difende Lula dai contestatori” (28/01/2005) 
e “Hugo trionfa tra i no global. Lula abbandonato dai suoi” (02/02/2005); por fim, o descaso com o meio 
ambiente “Brucia l’Amazzonia. Greenpeace accusa Lula” (20/5/2005).   

A telenovela de Lula

O Corriere della Sera noticia o escândalo de corrupção no governo brasileiro no dia 7/6/2005 
quando publica  “Governo Lula sott’accusa: stipendia i deputati perchè votino a comando”.  Desta data 
até o final de agosto de 2005, são 13 matérias sobre a crise, num total de 24 publicadas sobre o Brasil. 

8



“Si dimette il capo del partito di Lula” (10/7/2005) anuncia o jornal ao referir-se a demissão de 
José Dirceu;  “Via il tesoriere” (6/7/2005);  “Deputato fermato con 7 valigie di soldi” (12/7/2005);  “Fondi 
illegali, il partito del presidente ammette” (18/7/2005); estes textos relatam as acusações e a sucessão 
de escândalos envolvendo políticos e integrantes do governo Lula. 

Em 05/8/2005, com a publicação “E lo scandalo di Lula ora è una telenovela”, o diário compara 
o  escândalo  envolvendo  o  presidente  brasileiro  a  uma  telenovela,  pois  reúne  características 
semelhantes, tais como, o alto índice de audiência registrado nos canais de transmissão ao vivo das 
Comissões Parlamentares de Inquérito, corrupção, mulheres, amantes, etc. A matéria produzida pelo 
correspondente Rocco Crotoneo revela, ainda, um Brasil paralisado diante da televisão e a amplia com 
o exemplo italiano “como se nos tempos da Mãos Limpas (operação), a televisão estivesse dentro do 
escritório de Di Pietro”. Observa-se neste texto novamente elementos de identidade brasileira.

Sob  o  título  “Corruzione,  Lula  in  TV:  brasiliani  perdonatemi” (13/8/20025)  o  jornal  relata  o 
discurso realizado em cadeira nacional pelo “presidente dos trabalhadores”, referindo-se, deste modo, a 
Lula com ironia. Principalmente porque a matéria aponta que o presidente se diz “traído” por integrantes 
da equipe de governo e de seu partido envolvidos em revelações cotidianas de corrupção e que, por 
isso, arrisca um processo de impeachment.  

Brasil permanece sendo notícia e Lula protagonista  

O Corriere della Sera  publicou no período de setembro 2005 a maio 2006 nove matérias sobre 
o governo brasileiro. Em todos, observa-se que, em nenhum momento, o jornal se posicionou a favor 
das ações de Lula. Uma situação semelhante à fase precedente.  Cita-se alguns exemplos: “Per Lula 
niente bagni di folla ma applausi della Confindustria” (18/10/2005); “Lula, la diga e la rabbia degli indios” 
(19/02/2006);  “Lula affitta l'Amazzonia con il  sì  degli  ecologisti”  (6/03/2006);  “Sesso, soldi  e segreti  
bancari  -  Cade il  superministro di  Lula”  (29/03/2006); “Veloso:  non voto più per  Lula”  (12/04/2006); 
“Anche  il  Brasile  di  Lula  entra  nel  club  atomico.  Senza  clamori”  (08/05/2006).  Estes  títulos  são 
ilustrativos para enfatizar que este jornal  mantém a sua posição,  que nunca foi  de muito otimismo 
quanto ao “milagre” Lula. Sobretudo, o foco de atenção, mesmo sendo a partir da figura do presidente, 
é sempre aquele da economia e de relações internacionais.    

A fase se conclui com três reportagens sobre a rebelião nas prisões de São Paulo, porém é 
importante destacar que, ao contrário de la Repubblica, este jornal não faz referência às declarações de 
de  Lula, nas  quais  responsabiliza  o  partido  de  oposição  do  estado  de  São  Paulo  pela  situação 
desencadeada.  Isso  se  apresenta  de  maneira  clara  nos  títulos,  além  das  matérias  estarem mais 
atualizadas em comparação ao outro diário: “Assalto ai commissariati in Brasile, è strage” (14/05/2006); 
“La rivolta delle carceri: oltre 80 morti in Brasile” (16/05/2006) e “San Paolo, «patto» con le gang per 
fermare la rivolta. Dopo tre giorni di fuoco e 115 morti torna la normalità” (17/05/2006). Para concluir 
acrescenta-se que, somente na edição de 16/02/2006, o jornal fez referência as eleições presidenciais 
deste  ano,  quando  disponibiliza  a  última  pesquisa  de  opinião:  “I  poveri  aiutano  Lula  in  testa  nei  
sondaggi”.

 

Considerações finais

A presente  pesquisa  em nenhum momento  buscou  avaliar  o  desempenho  do  governo  do 
presidente Luis Inácio Lula da Silva, mas realizar uma análise qualitativa sobre a transformação da sua 
visibilidade nos principais jornais diários da Itália durante o seu mandato. Por tratar-se de um artigo foi 
necessário  adotar  uma delimitação  mais  rigorosa,  ou  seja,  a  de analisar  os  títulos  publicados;  no 
entanto, em alguns casos considerou-se necessário descrever o conteúdo dos textos pela riqueza de 
informações. Contudo, o desenvolvimento metodológico deste artigo deu-se em três níveis, os quais 
podem servir de ponto de partida para novos estudos na área. 

O primeiro buscou identificar o papel do Brasil no cenário externo, neste caso, o italiano. Sobre 
este aspecto, ainda que de maneira incipiente, verificou-se que a participação do país na lógica de 
mercado globalizada está presente na maioria dos textos publicados, pois ambos jornais dão ênfase à 
situação econômica e  ao  reflexo nos  mercados interno  e  externo.  Embora  o  diário  la  Repubblica, 

9

javascript:openPopup('1256037%26syear%3D%26emonth%3D-1%26searchor%3Dlula%26t1%3Dcorsera%26sday%3D%26searchand%3D%26firma%3D%26eday%3D%26order%3DDESC%26smonth%3D-1%26searchfrase%3D%26eyear%3D');
javascript:openPopup('1256037%26syear%3D%26emonth%3D-1%26searchor%3Dlula%26t1%3Dcorsera%26sday%3D%26searchand%3D%26firma%3D%26eday%3D%26order%3DDESC%26smonth%3D-1%26searchfrase%3D%26eyear%3D');
javascript:openPopup('1249805%26syear%3D%26emonth%3D-1%26searchor%3Dlula%26t1%3Dcorsera%26sday%3D%26searchand%3D%26firma%3D%26eday%3D%26order%3DDESC%26smonth%3D-1%26searchfrase%3D%26eyear%3D');


principalmente, no período eleitoral e de posse do governo Lula, tenha destinado espaço, também, aos 
programas sociais propostos.

O segundo nível constatou que era possível contextualizar em períodos o material publicado 
pelos dois diários. Neste sentido, a comparação entre eles foi inevitável, pois apresentaram algumas 
características comuns e outras divergentes. Entres as principais semelhanças estão: a periodização 
em fases; a valorização e o aprofundamento das pautas, no sentido em que enviaram correspondentes 
especiais  ao Brasil  para produzirem a maioria do material  publicado; e a ênfase em Lula,  na sua 
identidade, ou seja, os textos, na maioria das vezes, centram-se na imagem dele. As diferenças ficam 
por conta das linhas editoriais. O jornal  la Repubblica centrou-se mais nas questões sociais, foi mais 
“otimista”, quase parcial, em alguns momentos, com relação ao governo de  Lula,  porém mostra um 
Brasil mais unitário. Já o Corriere della Sera é mais “ponderado” ao apresentar aos italianos o “milagre 
Lula”, no entanto, descreve as questões brasileiras a partir do universo de identidade do Rio de Janeiro. 

O terceiro e último nível trouxe para a pesquisa empírica a perspectiva teórica proposta por 
Thompson que, durante todo o processo de construção, permeou a análise. Neste sentido, a categoria 
“transformação  da  visibilidade”  e  suas  implicações  permitiram  que  viessem  à  tona  elementos 
importantes. O fenômeno Lula, por exemplo, ganhou visibilidade global através da mídia e a imprensa 
italiana  comprova  isso,  pois  noticia,  ainda  que  em  proporção  menor,  se  relacionado  à  imprensa 
nacional, as principais ações do presidente  Lula. A presente pesquisa identifica, também, que toda a 
visibilidade ganha pelo presidente foi positiva à imagem dele na fase inicial do governo e que esta, 
devido  aos  excessos  cometidos,  ou  seja,  promessas  de  diminuição  da  desigualdade  social  não 
realizadas passam, a partir  da segunda fase,  a  levantar  o  que o  autor  identifica como “pontos de 
fragilidade”, tais como as gafes e os próprios excessos. Por exemplo, foi visto que a publicação do New 
York Times e um simples gesto do presidente geraram notícias e estas se transformaram em agente 
ativo do jogo político. Por fim, o escândalo dos votos e a crise desencadeada pelas denúncias de 
corrupção  envolvendo  integrantes  do  governo  e  do  partido  de  Lula.  Fatos  que  repercutiram 
negativamente em ambos jornais finalizando o sonho que, no cenário italiano, eles próprios ajudaram a 
construir.

  

Referências bibliográficas

ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. (1966). Dialettica dell’illuminismo. Torino: Einaudi. 
BERGER, Christa & MOTTA, Luiz Gonzaga (2003a). Cobertura das eleições brasileiras pela imprensa 
espanhola: Lula põe a esquerda na pauta. In: Comunicação & Política. Rio de Janeiro: Abec/Unesco. 
V.x, n.1, janeiro-abril, pp. 11-35. 
BERGER, Christa & MOTTA, Luiz Gonzaga (2003b).  Narrativa jornalística: a história de Lula contada 
pelos jornais espanhóis. In: Revista Famecos. Mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: PUCRS, n.21, 
agosto, pp. 90-109.
CANCLINI, Néstor García (1995).  Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. 
Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. 
DALPIAZ, Jamile (2001).  Cidade Viva: o rádio e a política na tradução de um governo. In: RAMOS, 
Roberto (Org.). Mídia, textos & contextos. Porto Alegre: EDIPUCRS, pp.75-98.
DEBORD, Guy (1979). La società dello spettacolo. Firenze: Vallecchi.
DAMATTA, Roberto (1998). O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco.
EMPOLI, Giuliano da (2005) Fuori controllo. Tra edonismo e paura: il nostro futuro brasiliano. Venezia: 
Marsilio Editori. 
GOMES,  Neusa  D.  (2000).  Formas  persuasivas  de  comunicação  política  –  propaganda  política  e  
publicidade eleitoral. Porto Alegre: EDIPUCRS.
GOMES, Wilson (1999). A política de imagem. In: Revista Fronteiras. Vol I, n.1, São Leopoldo: Unisinos, 
pp.43-52. 
GOMES, Wilson (1995).  "Theatrum Politicum”: a encenação da política. In: BRAGA, José Luiz et alli 
(org). A encenação dos sentidos – mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim.
GOMES, Wilson (1994). As astúcias da política. Salvador, UFBA/COMPÓS.
HABERMAS, Jurgen (1984).  Mudança estrutural  da esfera  pública.  Trad.  F. Kothe.  Rio de Janeiro: 
Tempo brasileiro.
HABERMAS, Jurgen (1974). Storia e critica dell’oppinione pubblica. Bari: Laterza.
HAUSSEN, Dóris F. (1997). Rádio e Política: tempos de Vargas e Perón. Porto Alegre: Edipucrs. 
KUCINSKI,  Bernardo  (2000).  As  cartas  ácidas  da  campanha  de  Lula  de  1998.  Cotia  (SP):  Ateliê 
Editorial.

10



MAFFESOLI, Michel (1997) A transfiguração do político. A tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina.
MATA, Maria Cristina (1992).  Entre la plaza y la platea.  In: SCHMUCLER, H. & MATA, M. C. (org.) 
Política  y  comunicacion  -  Hay  un  lugar  para  la  política  en  la  cultura  mediática?  Buenos  Aires: 
Universidad Nac. de Córdoba/Catálogos.
MURCIANO, Marcial  (1999).  As políticas públicas de comunicação na Europa.  In: Para navegar no 
século XXI. Tecnologias do imaginário e cibercultura. MARTINS, Francisco & SILVA Juremir Machado 
da (orgs). Porto Alegre: Sulina. 
RUBIM, Antônio C. (2000) Mídia e Eleições de 1998. Salvador: UFPB/UFBA.
RUBIM, Antônio C. (1994).  Mídia e política: transmissão de poder. In: MATOS, Heloiza (org.). Mídia, 
eleições e democracia. São Paulo: Página Aberta.
RUBIM,  Antônio  C.  (2002).  Nuove  configurazione  delle  elezioni  nell’Età  dei  Media  in  Brasile.  In: 
BECHELLONI, Giovani & LOPES, Maria Immacolata V. Dal controllo alla condivisione. Studi brasiliani e 
italiani sulla comunicazione. Firenze: AILAC e Mediascape, pp.167-182.
SODRÉ, Muniz (1984).  A máquina de fazer narciso – televisão, indivíduo e poder no Brasil.  Rio de 
Janeiro: Achiamé.
SORRENTINO, Carlo (1999). Cambio di rotta. Temi e tendenze del giornalismo italiano. Napoli: Liguori. 
SORRENTINO, Carlo (2001).  Geometrie variabili. Luoghi, forme e strategie di comunicazione politica. 
Napoli: Ipermedium Libri.
SORRENTINO, Carlo (2002). Il giornalismo. Cos’è e come funziona. Roma: Carocci Editora.
SORRENTINO, Carlo (2002). Nuove forme di comunicazione politica in Italia. In: BECHELLONI, Giovani 
&  LOPES,  Maria  Immacolata  V.  Dal  controllo  alla  condivisione.  Studi  brasiliani  e  italiani  sulla 
comunicazione. Firenze: AILAC e Mediascape, pp.191-200.
SCHUDSON, Michael (1988) La scoperta della notizia. Napoli: Ligori.
SCHUDSON, Michael (1999) The good citizen. Cambridge: Harvard University Press.
THOMPSON, John B. (2000)  Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de 
comunicação de massa. 5ª ed. Petrópolis: Vozes.
THOMPSON,  John  B.  (1998)  Mezzi  di  comunicazione  e  modernità.  Una  teoria  sociale  dei  media. 
Bologna: Il Mulino.
THOMPSON, John B. (2000) Political Scandal – Power and visibility in the media age. Cambridge [UK], 
Polity Press.
WEBER,  Maria  H.  (2000).  Comunicação  e  espetáculos  da  política.  Porto  Alegre:  Ed.Universidade/ 
UFRGS.
WEBER, Maria H. (2002). Comunicazione come strategia di condivisione del potere. In: BECHELLONI, 
Giovanni & LOPES, Maria Immacolata V. Dal controllo alla condivisione. Studi brasiliani e italiani sulla 
comunicazione. Firenze: AILAC e Mediascape, pp.213-230.
WEBER, Maria H. (1994).  Delitos estéticos. A política na televisão.  In: NETO, Fausto (org.).  Brasil, 
comunicação, cultura & política. Rio de Janeiro: Diadorim.
WEBER, Maria H. (1999). Política, refém da imagem pública. In: Pimenta, Marcelo.../ et al. Porto Alegre: 
L&PM/RBS, pp.70-85.

11


	O Brasil na imprensa italiana:
	um estudo sobre o presidente Lula nos jornais la Repubblica e Corriere della Sera

